terça-feira, 24 de agosto de 2010

No-Do a.k.a. The Hauting


Este filme espanhol foi um dos escolhidos para o Frightfest de 2010 da revista Fangoria. Nele somos apresentados a Francesca, uma pediatra que passa por sérios problemas psicológicos relacionados à perda de um dos filhos. Ele tem um bebê e não sai do lado dele, temendo o que possa acontecer a ele. O marido, tentando ajudá-la, compra uma mansão no interior da Espanha. Porém, esta mansão era uma antiga escolha para meninas e, ao que parece, assombrada. Quando Francesca começa a sonhar e ver alguns fantasmas na mansão, pede ajuda a um padre encarregado de uma Instituição da igreja católica para ajudá-la a solucionar o problema.


É a versão espanhola de “O Sexto Sentido”, porém aquém da genialidade d M. Night Shayamalan em nos deixar de queixo caído com a reviravolta final. O filme fica óbvio antes da metade, onde vc já sabe o que irá acontecer. Mas o filme não é ruim. O problema é que depois de “O Sexto Sentido”, eu não assisti a nenhum filme que consiga ter uma reviravolta tão bem bolada e tão inesperada quanto. E isso pesa muito para a avaliação dos filmes que bebem da mesma fonte. O filme tem seus momentos bons, como nas revelações do padre a respeito dos tipos de milagres e, através de filmes, como a igreja trata certos percalços em seu caminho. Algumas sub-tramas mal exploradas como a do milagre da prostituta e da morte do filho de Francesca.

O interessante é a narrativa lenta, como nos velhos filmes de fantasma, onde os personagens são expostos ao telespectador aos poucos (mesmo que neste os únicos personagens bem explorados são Francesca e o padre, os secundários são deixados de lado. Pra quem gosta de filmes de fantasma, não se importa com reviravoltas óbvias e nem com poucos sustos, pode até agradar. É, na minha opinião, um filme bastante mediano.