quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Hold Your Breath


 
Um grupo de amigo do colegial se reencontra para uma viagem até um acampamento para relembrar os velhos tempos de escola. Durante a viagem, passam em frente a um cemitério, onde um deles é possuído pelo espírito de um maníaco que morreu eletrocutado em 1956, num manicômio que ficava por perto. Após isso, eles tentam desesperadamente salvar suas vidas do que pode ser sua última noite vivos.
 



Faz tempo que não escrevo sobre filmes, mas depois de assistir a esta perola que foi legendada pela equipe de legendas a qual faço parte, não pude resistir. Terei que comentar brevemente sobre esta tranqueira. Vamos do começo: o ano é 1956. O filme mostra um carro da imprensa chegando a um manicômio, onde será realizada o cumprimento de uma pena de morte. Na realidade, se vê que é uma prisão de segurança e não um sanatório realmente, visto que não sai da ocorrência de penas de morte, nem de cadeiras elétricas em sanatórios nos E.U.A., mas como é um filme da Asylum, vamos deixar isto de lado pois é apenas um dos furos presentes na película, adiante. Pois bem, somos apresentados ao nosso vilão, o pastor  Dietrich Van Hausen. O homem de Deus é acusado de vários crimes incluindo: esquartejamento, mortes por diversas perfurações com objeto cortante, estupro, e assim por diante. Como uma de suas vítimas escapou (a garota com o rosto cheio de cicatrizes, na primeira fila da execução), o cara foi pego e levado a "Green Mile". Antes de ser executado, o diretor da prisão pergunta se o réu tem algumas palavras antes de sua execução, que possa justificar atos tão vis quanto os que realizou. Assim, o vilão deslancha uma passagem da bíblia, do livro de Levítico, onde fala sobre morte a quem blasfemar em nome do Senhor, assim como aquela famosa linha de "olho por olho, dente por dente", também da bíblia. Então pensamos nós, meros mortais: "Taí o motivo dele matar. O rapaz é louco varrido e usa a religião, mesmo que de forma errônea, para justificar seus atos". Ou seja, o cara mata pecadores e blasfemos que, por ocasião de serem de sua congregação (mesmo que não seja dito em momento nenhum do filme isso), ele fica sabendo dos pecados e blasfêmias e, inspirado pela bíblia, mata. Mas então por que raios o infeliz estuprou uma de suas vítimas? OK, é uma porra de um filme da Asylum, que lança tranqueiras no mercado só pra ganhar uns trocados, para porras de adolescentes que nem devem ter notado estes deslizes no roteiro; mas de vez em quando, alguma alma pensante (mesmo que pouco) assiste  o filme e tem que falar das merdas que vê, mas vamos continuar. Depois de cuspir estes monte de baboseiras, Dietrich ataca o diretor da prisão e corta sua garganta com o unha do dedão, que propositalmente deixou de cortar por uns 4 meses (eles não se certificavam disso quando iriam fazer uma execução?). O diretor sangra até morrer e o pastor é finalmente morto eletrocutado.
Somos transportados pela magia do cinema até os dias atuais e conhecemos nosso grupo de heróis. Como detesto gravar os nomes, principalmente de personagens tão descartáveis como estes, colocaremos pseudônimos neles. Temos as irmãs gostos (uma loira outra morena), o maconheiro, o valentão do colégio, o atleta certinho e sua namorada e o gênio da turma. O atleta e mentor da excursão solicita todos os celulares do grupo e os coloca no porta luvas de seu carro, chaveando o mesmo. Eles saem em direção ao camping. No trajeto, passam a frente de um cemitério e é aqui que ficamos sabendo o significado do título do filme: "Segure sua Respiração". Segundo a irmã loira, toda a vez que se passa de carro (e somente de carro) a frente de um cemitério, devemos segurar nossa respiração. Isso por que existem almas tão ruins que até o inferno rejeitou, e elas ficam vagando no cemitério, esperando que alguém passa para se apossar de seu corpo. Então, todos no carro ao passar seguram a respiração, menos o maconheiro, que está dando uma tragada no cachimbo. Então já sabem o que acontece, o espírito que nosso vilão adentra ao corpo do maconheiro, que derruba o cachimbo nas pernas do atleta, que era quem estava dirigindo o carro. O mesmo para o veículo e todos descem. O valentão diz que precisa dar uma mijada e é quando vê o sanatório. Adivinha se alguém não vai querer trepar lá dentro por causa da emoção? O atleta e sua namorada, então, vão para o sanatório dar "umazinha". Para foder com a vida dos dois, o valentão, o gênio e as duas irmãs vão atrás do casal, enquanto o maconheiro possuído fica com a chave do carro, aguardando até que todos voltem. Enquanto o quarteto explora o sanatório, um carro de polícia se aproxima da caminhonete do grupo guardada pelo maconheiro. O guarda se prontifica a ajudar, visto que a caminhonete estava parada, e o maconheiro mata ficando o cachimbo no olho do policial (cena da foto acima, que não tem no filme, visto que ele é morto fora do carro de polícia). Aqui gostaria de fazer um parenteses na história para tentar compartilhar algo que notei no filme. Acredito eu que o filme deveria se passar dentro do sanatório, onde as mortes começariam a acontecer e teríamos algum desfecho lá, no roteiro original. Não sei por que cargas d'água, eles resolvem fazer o restante das mortes em outra parte, acredito que por que deve ter ficado uma merda (mas o filme é uma merda sem tamanho) e tentaram salvar (o que não conseguiram) mudando o lugar da ação; fecha o parenteses.
Vamos a ação dentro do sanatório: dos quatro que entraram atrás do casal tarado, um deles sai para dar uma mijada também: o gênio. Os outros três, as irmãs e o valentão, vão caminhando pelos corredores do sanatório até que chegam a sala de execução, onde se encontra a cadeira elétrica. O valentão então é desafiado pela loira que diz que se ele sentar na cadeira ele poderá ganhar um boquete. O cara senta e é atado a mesma pelas duas irmãs. Numa cena pouco antes da irmã morena atar o valentão a cadeira, vemos ela de costas para a sala de audiência das execuções. Não sei por que diabos somos apresentados ao fantasma da garota com cicatrizes na cara (que aparece durante a execução do pastor), que fica piscando no mínimo umas três vezes atrás dela. Em razão desta cena acredito que houve modificações no roteiro, visto fariam um filme com fantasmas e não só com espíritos possuindo corpos (acho eu para poupar em efeitos). Mas vamos a continuação, com o valentão atado, uma tempestade elétrica começa do nada. Corta para cena do casal tarado passeando pelos corredores do sanatório (se você prestar atenção, verá que os outros 4 amigos já passaram por este mesmo corredor que eles anteriormente, e os dois grupos não se cruzam). A namorada do atleta faz um comentário sobre um respiradouro para recém nascidos como se fosse uma máquina que se usasse para torturar malucos. Maluca deve ser ela e os roteirista tirando o público para otário com um comentário imbecil destes. Eles adentram ao necrotério do sanatório e começam a trepar, mas são atrapalhados pelos gritos de seu colega valentão, que agora está apavorada, atado a cadeira e com o capacete colocado em sua cabeça. Um raio atinge o santório, fazendo um barulho infernal, assim como ventos, e o casal trepador só escuta o valentão gritando? A coisa devia estar quente mesmo!! Os dois tentam sair para ajudar, porém a porta está trancado. Uma figura espera do outro lado, segurando um cano de ferro e ameaçando a dupla. Na realidade, era o gênio tentando pregar uma peça, sem efeito algum para o público. O atleta então sai necrotério e consegue salvar o valentão. Eles saem e vão para a SUV, onde o maconheiro possuído já pegou todos os celulares e os jogou fora, deu fim no carro do policial e seu corpo, e os está esperando.
 
 

 
Chegando no acampamento, o valentão descobre que uma de suas bolsas ficou pra trás, provavelmente caiu do carro. Ele e a irmã morena voltam para pegar, porém, antes de ir, ele dá um soco no estômago do maconheiro e o espírito do pastor maníaco sai do maconheiro e possui o valentão. Os dois adentram o cemitério o cemitério a procura da bolsa e é quando o valentão nocauteia a irmã morena. Os outros preocupados com a demora vão atrás dos dois e se deparam com o cemitério invadido e sangue no chão. Caminham mais um pouco e encontram a SUV do atleta danificada e mais o corpo da irmão morena cortado ao meio, pendurado em uma árvore. O valentão então aparece, de posse de um garfo, ameaçando o grupo. Do nada, um cara aparece com uma .12, dá um tiro no valentão, e pede para o grupo lhe acompanhar até sua casa.
Lá, ficamos sabendo que ele é um dos guardas do sanatório e que aquele dia é o aniversário da execução do pastor, e que todo o aniversário da execução ele fica vagando o cemitério (mas que porra, a explicação não era outra?!?!?!?!??!). Também descobrimos que a irmã loira está possuída pelo pastor. Ela consegue escapar do ex-guarda e fugir para a mata. O guarda e o atleta saem de carro em direção do cemitério enquanto os outros três, o gênio, a namorada do atleta e o maconheiro, ficam na casa aguardando o retorno dos mesmos. Mas quem chega é a loira possuída, que pega o gênio, derruba no chão e o mata com uma batedeira?!?! (essa eu nunca tinha visto). Tenta pegar os outros dois, mas estes conseguem escapar.
No cemitério vemos então que o ex-guarda está dirigindo uma caminhonete da Toyota e para de frente a um túmulo. O túmulo do diretor do sanatório. Ele prende a respiração, o atleta não. Então o espírito do diretor possui o atleta (mas que porra duplamente. Não era só os espíritos que não iam para o inferno que ficavam vagando??? Porra de roteirista sem critério). O diretor junto com o ex-guarda aguardam a chegada do pastor, invocando sua chegada. Antes dele, chegam a namorada do atleta e o maconheiro. Os quatro, então, saem a procura da loira possuída. Escondida ela pega o maconheiro e o mata, e a luta entre os possuídos começa. É uma suscesão de troca de corpos que resulta na saída de ambos os espíritos, que se degladiam em seus formatos etéreos. O ex-guarda pede aos três sobreviventes que escapem em sua caminhote e se oferece para os espíritos, que o possuem e ele explode.
Agora temos mais uma sucessão de furos. Os três saem na Toyota do ex-guarda, mas o que vemos sair do cemitério é a SUV da Chevrolet danificada pelo valentão. Quando mostra o interior do carro com os sobreviventes, vemos que é o interior da Toyota, mas quando mostra algumas cenas externas ao veículo, vemos que ela mostra a SUV da Chevrolet, até quando eles param novamente, ajustando novamente para a imagem da Toyota (a Asylum é bem cara de pau mesmo. Acha que ninguém iria notar estes furos. Vão pra puta que o pariu). O pastor possui o corpo do atleta, que mata a namorada e faz uma cara de tarado para a irmã loira, como que dizendo, antes de te matar, irei te foder. FIM
 
Com um pastor tarado sem motivo algum para matar, uma série de furos, um roteiro mais remendado e refeito de forma bizarra, reaproveitamento de cenas do outro roteiro para baratear o filme, atores canastrões tentando atuar, e um filme que se torna chato em certos pontos, temos mais uma bomba da Asylum. Outra coisa que não citei acima, por que cargas d'água o ex-guarda ainda estava morando perto do sanatório que já estava fechado a muito tempo?? Bom, aconselho àqueles que gostam de sofrer ou de rir, como eu, de todos os furos que se pode encontrar nesta tranqueira. Bom proveito (se é que se aplica a isto).