quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Psychomania


Uma gangue de motoqueiros, liderada por Tom, provoca arruaças em todo o lugar. Eles são chamados os "The Living Dead". Chegando em casa, Tom encontra a mãe, uma médium, em uma sessão. Ela e seu mordomo estão em sessão com uma família que quer saber de sua filha já morta. Depois da sessão, Tom pergunta a mãe sobre seu passado e como ele pode voltar da morte. Ela e o mordomo acham que já é hora de lhe contar o segredo e entregam um medalhão e uma chave. Tom então vai até um aposento da mansão e vê o que realmente aconteceu. Sua mãe, ao que parece, ofereceu ele como oferenda numa barganha com um demônio para ter riqueza. Tom desmaia e quando volta a si, ouve sua mãe contar o segredo (?!?) para voltar dos mortos: é só cometer suicídio e desejar realmente voltar a vida (??????????????????). Então é isso que Tom faz; depois de atormentar a vida de várias pessoas em uma praça e fugir da polícia em uma perseguição, Tom comete suicídio. Sendo enterrado com sua moto, ele volta a vida para cometer mais atrocidades e tentar levar os outros membros de sua gangue para a "vida depois da morte".



Filme inglês pouco conhecido que tem como pano de fundo a volta da morte e o pacto com o demônio. Não tem nada demais no filme, mas é uma obra diferente pelo teor: o protagonista realmente quer voltar a vida para cometer barbaridades e matar quem se interpõe em seu caminho. Destaque para as cenas de suicídio onde pelo menos dois dos corpos deveriam estar totalmente destruídos: um deles salta de para quedas e não puxa a corda e outro se atira de uma ponte e é atropelado por um caminhão. Os corpos, no necrotério, parecem como se eles estivessem em vida. Sem um arranhão. Destaque para a cena do enterro de Tom. Ele é enterrado montado em sua moto. como eles conseguiram fazer com que o corpo morto dele ficasse em cima da moto é um mistério.


Outra coisa a destacar é a falta de propósito deles voltarem a vida: eles apenas pensam em fazer arruaças como: entrar em supermercados e derrubar todos os produtos, atropelar pessoas entre outras coisas. Outra coisa que não fica clara no filme é o mordomo, Shadwell. Aparentemente ele é o demônio com quem a mãe de Tom faz o pacto, porém por que diabos ele trabalha como mordomo para ela?
Uma das melhores cenas do filme é quando a polícia decide fazer uma armadilha para Tom e sua gangue: eles dão como morta a namorada de Tom e preparam uma armadilha no necrotério. eles ficam esperando que Tom venha resgatá-la. então a câmera começa a girar 360° e o que acontece é que vc não vê mais a garota, somente os policiais, já mortos, cada um em um esquife para os cadáveres.
Enfim, é um filme medíocre, sem propósito, cheio de furos no roteiro, mas que contém boas cenas de perseguição de motocicletas entre outras coisas. Parece que no fim faltam algumas coisas a serem explicadas. Fica um vácuo em que não se completa pelas explicações dadas. E não é por que o filme é daqueles que deixam o espectador imaginar o que vai acontecer. Nem isso ele consegue fazer. Quem quiser conhecer um filme de zumbis diferente, fica a dica, mas para aproveitar melhor, o bom é chamar uma turma de amigos, abrir algumas cervejas e cair na gargalhada com esta película.







terça-feira, 16 de agosto de 2011

Super 8

Um garoto que perde a mãe muito cedo, em um acidente numa siderúrgica, tenta se relacionar com o pai linha dura, policial da cidadezinha onde moram. O pai, por sua vez, culpa um dos colegas de trabalho da mãe por sua morte, e não deixa o filho ver ele ou sua filha, que é a paixão dele. Mesmo assim, nas férias de verão, ele e um abando de amigos estão fazendo um filme de zumbis, em Super 8, para concorrer a um festival. Mudando o roteiro, o diretor do filme convida ela para participar do filme. Todos vão a uma estação de tem abandonada gravar algumas cenas. Quando estão lá, eles aproveitam a passagem de um trem pelos trilhos para dar mais realismo ao filme. É quando o garoto nota uma camionete vinda do lado contrário dos trilhos, que provoca um acidente. Logo após a batida, militares já começam a cercar a área. O pai do garoto deseja saber o que havia na carga, pedido o manifesto. Os militares não o entregam e dizem que a carga é apenas peças de avião. Porém, na cidade, eletrodomésticos, motores e coisas afim começam a desaparecer. Os cães da cidade fogem todos. Qual seria a carga que os militares estavam transportando para que tudo isso ocorresse?


Filmaço de J.J. Abrams, com produção de Spielberg e dele mesmo. Eu me senti voltando no tempo e assistindo àqueles clássicos da década de 80 em que o Spielberg produzia ou dirigia: "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", "Os Goonies", "E.T.", em especial este último. Além destes, o filme é uma grande homenagem a todos os filmes protagonizados por crianças, como "Conta Comigo" e "It", por exemplo. Vou colocar alguns SPOILERS adiante, então, quem ainda não assistiu ao filme é não quer estragar algumas surpresas, por favor, não leia...



O filme homenageia "It" pelo monstro, que é bastante parecido com o monstro final do filme, que em IT era uma "aranha gigante alienígena", e neste é um alien de 4 braços. A forma como eles caminham e onde se dá o desfecho final do filme com os dois seres é bastante parecido também. Já a homenagem a "E.T." é bem maior. Existiam antes rumores de que fariam um remake ou prequel ou sequência de "E.T.". Inclusive apareceram trailers fake desta produção. Na realidade, acredito que ao invés de fazer este absurdo, Spielberg deixou nas mãos do competente Abrams a tarefa de modernizar o conto do "E.T.". E foi o que ele fez. O tronco da ideia é a mesma. Alienígena pousa na Terra e tenta voltar para casa. Porém, J.J. Abrams acrescentou sua forma de filmar, seu jeito de mostrar o monstro (ele só aparece por inteiro no final, da mesma forma que "Tubarão" e "Cloverfield"), sua forma de contar a história, com toques de personagens de Spielberg: as crianças como protagonistas, tentando desvendar o mistério e resolvendo no final. enfim, ao invés de termos uma porcaria de remake, tivemos um filme totalmente novo, com uma história toda parecida mais única, e que não me deixou insatisfeito em nenhuma parte.


FIM SPOILER


É claro que o filme não é perfeito. Tem alguns problemas, como a sensacional batida do trem no começo do filme. O trem bate em uma caminhonete que não tem 1/50 de seu peso e começa a descarrilar de uma forma impressionante, incondizente com o objeto em que bateu. E a caminhonete no final, fica ainda com um pedaço inteiro, onde está o professor de ciências dos garotos, que ainda está vivo. Outra coisa, não pensem que por que Spielberg está na produção que o filme não tem violência. O alienígena está na Terra a algum tempo, e sente fome. Adivinhe do que ele se alimenta? Sim, de humanos. E há uma cena no filme onde mostra ele com uma perna na mãe para depois devorá-la. O sangue é contido no filme, mas aparece de vez em quando. Detalhe para o filme em super 8, feito pelos garotos, que é mostrado na íntegra nos créditos do filme. Só ele, já vale o ingresso. Chama-se "O Caso" e homenageia os filme de Romero. A indústria química que produz os zumbis tem o nome de "Romero Chemicals".
Enfim, filme para ser visto no cinema e um novo clássico. Espero que a dupla, assim como fizeram George Lucas e Steven Spielberg no passado, nos tragam mais diversos filmes divertidos como este.