domingo, 13 de maio de 2012

Boardinghouse


Uma casa onde aconteceram vários incidentes e mortes misteriosas é herdada por um empresário, que resolve transformá-la em um pensionato para mulheres. Não demora muito, depois de seu anúncio, e as primeiras moradoras se dirigem à residência. O que elas não sabem é que algo maligno reside na casa e que suas vidas estão em perigo no momento que entraram na casa.


Depois de algum tempo sem escrever, tive que voltar após assistir a esta pérola do cinema "Z". Como é de praxe, segue alguns motivos para que os fãs de cinema trash assistam a esta porcaria.

1º O lixo começa quando somos apresentados aos fatos que fizeram da casa a lenda (que parece ninguém se importar durante o filme inteiro, mesmo que em algumas cenas, policiais que são amigos do empresário avisem ele dos ocorridos na residência). Os fatos, como pode ser apreciado na foto acima, são todos mostrados através de escrita em um PC daqueles antigos, onde a CPU e o monitor eram embutidos, entrecortados por algumas cenas de mortes acidentais ocorridas na casa. Além disso, o empresário que herdou a casa é uma espécie de médium, que consegue levitar coisas entre outras proezas, além de ser o galã e comedor de suas inquilinas. Segue uma foto do galã abaixo, em uma de suas cenas de meditação.


2º Um dos maiores problemas do filme é a total falta de continuidade. As cenas vão se empilhando, sem nexo algum. O que parece é que faltou dinheiro e os produtores aproveitaram tudo que foi filmado e "socaram goela abaixo" do telespectador para aumentar a duração do longa. Além disso, a péssima qualidade (pelo menos da cópia que assisti, existe uma melhor em DVD) não ajuda em muito a apreciação da obra. Além desse problema, o amadorismo dos atores que tentam fazer do filme uma coisa séria, o "twist" final (ridículo, por sinal), o som, o enredo, fazem com que vc queira que o filme termine nos primeiros 10 minutos de projeção.



3º Agora preciso de alguma resposta: por quê, mas por quê uma cantora famosa, que possui uma banda e um empresário que banca suas despesas necessitaria morar em um pensionato? Eu também não sei, mas a única coisa que me veio a cabeça foi que eles precisavam disso para a festa final. A tal cantora famosa é a da primeira foto acima. Pois bem, além de ser uma das "peguetes" do empresário-faquir, ela também se torna sua aprendiz na arte da mediunidade, telecinesia e, pasmén, usa até técnicas de voo doo. Em uma das cenas, onde ela testa seus poderes mediúnicos (que segundo o empresário-faquir, existe em cada um de nós, só que não sabemos explorá-lo) adquiridos através dos ensinamentos do faquir e de livros pegos na biblioteca municipal, a cantora pega uma boneca. Ela começa a torcer os braços e pernas da boneca e o que ela faz com ela, uma das inquilinas começa a sentir durante seu sono. Inclusive, ao que parece, ela morre durante a tortura-voo doo, mas nenhuma importância se dá ao caso.

  
4º Outra coisa que intriga bastante no filme é a normalidade com que as inquilinas tratam a mediunidade de seu senhorio. Ele levita ovos durante o café da manhã e elas acham aquilo a coisa mais normal do mundo. Mas nem só coisas ruins podem ser faladas sobre o filme. Existe uma cena que é bem feita (nos padrões de cinema "B"). É a cena do sonho da cantora, onde ela, com seus poderes mediúnicos começa a entender que a casa possui poderes maléficos (na realidade, no final do filme mostra outra coisa, nada a ver com a casa, mas quem liga se a casa possui uma das inquilinas e faz ela matar, o final é uma bosta mesmo). A cena é bem feita, com diversas partes onde se vê um pouco de inspiração no diretor do filme. Mas é só, de resto o filme é uma bosta completa.


5º A festa onde acontece a revelação final é algo. O empresário da cantora mal chega na festa e uma das inquilinas já leva o cara pros quartos pra dar uma trepada. Os policiais aparecem na festa depois, assim como o jardineiro esquisito (que é outro personagem que não tem sentido algum de estar no filme). Pois bem, passando as partes chatas de mortes mal feitas, conversas chatas, etc., chegamos ao confronto final, do empresário faquir e da cantora telecinética contra a filha-do-antigo-dono-da-casa-possuída-pelo-mal, numa das cenas mais ridículas do filme. Abaixo segue uma amostra dos efeitos.


Bom, o filme segue e somos apresentados ao futuro da maioria dos personagens.
Aqui vai um aviso (se o que vc leu acima não servir): se quiser passar 1h e 30 minutos de puro sofrimento, vendo e ouvindo coisas sem nexo, assistindo a efeitos especiais toscos e atores saídos dos confins do inferno, este é o filme certo para vc. Não digam que não avisei.