sábado, 23 de julho de 2011

In the Folds of the Flesh a.k.a. Nelle Pieghe Della Carne



Quando, em sua tentativa de fuga, um prisioneiro adentra uma mansão na Suíça, ele não imagina o que irá presenciar: uma mulher enterrando um cadáver no quintal. Treze anos depois, movido pela ganância, este mesmo prisioneiro, agora liberto, volta a mansão para chantagear os moradores em U$ 200,000 em troca de seu silêncio. A governanta, junto com seu filho e a dona da mansão, filha do suposto cadáver enterrado, passam algumas horas de tensão com o bandido. O que ele não sabe é que por trás destas pessoas indefesas se esconde uma mente traiçoeira, capaz de qualquer coisa para chegar onde deseja e ter o que almeja.




Uma espécie de Giallo, mas que não segue bem as características do gênero que marcou o cinema italiano na década de 70. O filme tem diversas cenas interessantes: decapitações, incesto, um banho de cianureto, nazistas, mas o que mais marca é a quantidade de reviravoltas que o filme proporciona do meio para o final. São mais de 10 mudanças no eixo da história, revelando o passado e mostrando realmente o que aconteceu na noite fatídica quando o prisioneiro assiste a governanta enterrar um cadáver. E por esta sequência de reviravoltas é que o filme merece ser conhecido. Mesmo sendo elas, às vezes, um pouco absurdas. Porém, elas se tornam interessantes quando se tenta descobrir, após a terceira ou quarta mudança, o que irá acontecer depois.
Além disso, o filme nos brinda com bizarrices que só o cinema italiano pode nos proporcionar. A família da casa tem dois abutres engaiolados em seu quintal, que passam o filme inteiro "gritando" e só estão ali para enfeite, pois não têm objetivo algum durante a história inteira. Para se livrar dos cadáveres que se empilham na mansão, a governanta e seu filho dissolvem os restos dos infortunados numa tina cheia de ácido.
Numa das cenas mais marcantes do filme, vemos o passado da governanta. Judia presa por nazistas, ela vê sua mãe e irmãs (é o que se consegue entender) sendo mortas em uma câmara de gás. Todas as mulheres judias aparecem nuas em uma fotografia preto e branca sensacional.
Porém, o filme não é perfeito; possui diversas falhas. Para citar elas, terei que colocar alguns SPOILERS, portanto, quem ainda não assistiu e deseja apreciar propriamente as reviravoltas do filme, não leia as linhas abaixo...


1ª Como uma cabeça decapitada, envolta em plástico e enterrada num vaso de flores, pode ficar intacta depois de treze anos? Pois o Sr. Sergio Bergonzelli, diretor do filme, acredita que isso é plausível e nos apresenta essa cena numa das reviravoltas finais do filme. Quando vi o desfecho da cena, fiquei de queixo caído. O que será que aquela terra tinha para conservar tão bem uma cabeça de cadáver??

2ª Como que uma mãe deixa o próprio filho transar com a filha, mesmo por dinheiro?? Por a governanta do filme, a Sra. Lucile, para ficar com a mansão para ela, faz com que sua filha pense que é a filha do dono da mansão, transe com o filho, e ainda se torna uma psicopata, matando qualquer homem que tente se aproximar dela. e por causa disso, vem uma terceira falha...

3ª ...como que advogados de espólio, visto que a princípio o pai da garota estava morto, deixar que a governanta troque as pessoas. Será que na Suíça não existem fotos nem documentos para comprovar quem é quem? E olhe que a filha da governanta nem de perto é parecida com a filha do falecido dono da mansão.

4ª Na Suíça, exumação de túmulos é uma coisa que se faz do dia para a noite. É só chegar ao cemitério e solicitar que gostaria de dar uma olhada na ossada de sua filha morta que os zeladores prontamente estarão abrindo o túmulo, violando o caixão, e deixando a mostra os restos mortais de seus entes queridos. Graças a Deus que não moro por lá. HEHEHEHE

5ª Duas garotas, traumatizadas por uma morte por decapitação na adolescência, uma ficou louca e estava internada em um hospício, a outra se tornou uma psicopata que mata a qualquer homem que não seja seu irmão (mas isso só é revelado no final do filme) que tente transar com ela, depois de uma breve explicação do que realmente aconteceu, e de que nenhuma delas tinha realmente matado o homem na noite fatídica, retornam a lucidez e podem conviver novamente com a sociedade? é claro que uma delas foi levada presa, mas a outra, depois de passar treze anos tentando se curar em um hospício e não tendo melhoras, em dez minutos está pronta novamente para a sociedade? Os roteiristas deste "giallo" acham que sim e é isso que acontece no final do filme.

FIM DOS SPOILERS

A maquiagem e os efeitos são precários, mas a ideia central do filme é bastante interessante e mesmo com todos os defeitos que citei acima, o filme merece ser conhecido. Para quem gosta de filmes italianos, com a peculiar narrativa da época, não vai se arrepender de conhecer este "flick".




quarta-feira, 20 de julho de 2011

Atrocious



Christian e July são dois jovens que se dizem caçadores de lendas urbanas. Motivados pelas férias da família na região de Garraf, Christian vasculha qual lenda urbana eles podem filmar. Descobre que existe uma lenda sobre uma garota que se perdeu em um bosque e que ajuda os que se perdem no mesmo bosque a encontrar o caminho de volta. Chegando em Sitges, onde a família tem o sítio, eles começam a filmar tudo o que se passa durante a investigação a respeito da lenda urbana. Um dos amigos de seus pais, Carlos, chega no sítio e conta uma versão diferente da mesma lenda urbana. Diz que se der as costas para a garota do bosque, chamada Melinda, alguma coisa ruim pode acontecer. Ainda explica que ela deve ter morrido no bosque, dentro de um poço ou coisa parecida. Eles são ainda mais tentados ao mistério quando perguntam a seus pais se podem passear por um labirinto verde, nos fundos do sítio e apenas são proibidos, com tom de certo medo pelo pai, dizendo que eles não podem ir para àquela parte da fazenda. Porém, depois que o pai parte para negócios na cidade e o cachorro família é encontrado morto pelos irmãos em um poço no labirinto, as coisas começam a se complicar. De repente, no meio da noite, a mão deles entra no quarto gritando pelo irmão menor, José e corre em direção ao labirinto. Os dois irmãos maiores correm atrás da mãe e a tensão começa.



Muito boa produção México-Espanha num mockumentário ao estilo "Blair Witch Project" e "REC". Tudo é explicado no final do filme, pelas gravações feitas pelos dois irmãos e este é o maior defeito do filme.


SPOILER médio


...como que o pai viaja e deixa a família sozinha sabendo do ocorrido?? Não faz sentido ele deixar os filhos correrem este risco, ainda mais sabendo de tudo que pode acontecer, como é mostrado durante as filmagens no final do filme!??


FIM DO SPOILER


Mesmo com este pequeno problema, o filme é bastante tenso (não sei se por que assisti ele às 2:00 a.m., sozinho no quarto) e bem elaborado. Com um plot bem simples como o da "Bruxa de Blair", mostrando bem pouco mas solucionando os ocorridos no final do filme, diferente do primeiro que deixa o espectador tirar suas próprias conclusões, o filme é eficiente ao que se propõe. As cenas no labirinto verde são claustrofóbicas, principalmente as filmagens noturnas, onde você não consegue enxergar nada, apenas a mata densa ao redor, sempre esperando que algo aconteça na próxima curva.
Àqueles que gostam deste estilo de filme vão achar "Atrocious" bastante interessante; aliás, México e Espanha ultimamente tem nos presenteado com excelentes filmes de horror.




terça-feira, 19 de julho de 2011

Space Battleship Yamato



Live Action do famoso anime de mesmo nome. Para quem não conhece a história, segue um resumo: a Terra está sendo atacada por uma raça de fora do Sistema Solar que quer tornar nosso planeta habitável para eles através da radiação. Eles lançam meteoros radioativos sobre a crosta da Terra continuamente, fazendo com que a superfície se torne uma terra inóspita para os seres humanos e eles tenham que viver nos subterrâneos. Vindo do planeta Iscandar, chega uma nave trazendo plantas de como construir um reator capaz de fazer uma nave viajar além da velocidade da luz e entrar no hiper espaço. Além disso, este reator é capaz de gerar um raio poderosíssimo capaz de acabar com uma pequena lua. Iscandar é um planeta que fica há 146.000 anos-luz da Terra. Com este reator e a promessa de que quando chegarem lá, os habitantes do planeta irão fornecer aos humanos uma forma de limpar a radiação da crosta terrestre. De posse desta planta e da carcaça de um antigo encouraçado japonês da segunda guerra mundial, o Yamato, os humanos controem uma nave para fazer este trajeto entre a Terra e Iscandar e vice-versa. Porém, durante a viagem, eles enfrentaram muitos perigos, entrando em batalha contra os Gamilions, o povo que esta tentando conquistar a Terra.




Excelente filme que mescla os primeiros 26 episódios do anime mais o longa metragem feito logo após o término da série. Mesmo que nos animes a "Busca por Iscandar", como é chamada esta primeira fase, se acabe e no longa metragem tenhamos outra história, contra outros inimigos, o live action consegue mesclar o que há de melhor e fazer um filme bastante interessante. Para se ter uma ideia do que é Space Battleship Yamato no Japão, aqui por nós conhecido como Patrulha Estelar; os episódios foram condensados em um filme de 2h e 10 minutos, e o lançamento deste filme ofuscou a estreia de Star Wars no Japão.

Como fã, eu aconselho aquele que deseja ver o filme, assistir os episódios da primeira temporada, mais o filme, intitulado "Space Battleship Yamato: Farewell, Warriors of love", antes de assistir ao live action. Fica tudo melhor explicado no anime e depois melhor digerido no live action. Os animes passaram na antiga tv Manchete (as 3 temporadas da série) no final da década de 70 início da década de 80. Eu lembro que assisti a alguns, mas sempre que tentava lembrar o nome da série, nunca conseguia buscar. Quando assisti ao filme, fui procurar a série de animes para ver e descobri um link onde estão todos os episódios das 3 temporadas, com legendas em português e áudio no original japonês. Segue link abaixo para quem estiver interessado.


Além das 3 temporadas, a série ainda conta com mais 5 longas que podem ser encontrados facilmente para baixar em torrent, assim como o live action.
Sou suspeito para falar, pois sou fã da série, mas acho melhor que "Star Trek". O final da primeira temporada, no longa, é emocionante. Muito mais dramático que o que acontece no live action, que deixa uma esperança no ar. O anime é muito mais direto e, pra mim, fecha a primeira temporada de forma esplêndida. Espero que aproveitem e curtam como eu curti esta "volta a infância" com o que havia de melhor em termos de desenho na época.