domingo, 19 de dezembro de 2010

The Possession of David O'Reilly a.k.a. The Torment


David resolve visitar um casal de amigos (Alex e Kate) já tarde da noite, quando eles já estavam prestes a se recolher para a cama. Conversando com Alex, ele conta que descobriu que estava sendo traído por sua namorada, Sarah, pois encontrou algumas fotos dela nua em sua bolsa. Depois deste ponto, o filme dá uma guinada e vemos David preocupado, olhando pelo espelho do banheiro, como se estivesse procurando alguma coisa ou alguém. Ele olha pela janela e vê um monstro vindo na direção da porta e, rapidamente, ele usa sal (como em "Supernatural") para bloquear a porta, e corre para a outra sala. Na outra noite, ele acorda o casal de amigos, olhando para um ponto fixo, ao lado da cama deles. Quando Alex vai tentar conversar com ele, David entra em pânico e começa a berrar. Depois de se reestabelecer, David conta a história de que está vendo demônios, que o estão perseguindo. Quando Alex embarca na história, a histeria toma conta da casa do casal, e eles tentam de tudo para se salvar desta ameaça trazida por David.

Li algumas sinopses em sites que dizem que o filme é parecido com "Bruxa de Blair" e "Atividade Paranormal". Não tem absolutamente nada a ver com o modelo de filmagem dos supracitados. O máximo que acontece é alguns takes em primeira pessoa, mas é só. Algumas ideias, também são parecidas, como o casal usando cameras de segurança acionadas por movimento para ver o que acontece em sua casa quando eles não estão. Mas isto nem é muito usado no filme. O interessante do filme é que ele é bastante tenso. O ator que protagoniza David é ótimo. E ele sozinho sustenta todo o filme. A atuação paranóica e o declínio do personagem da sanidade a loucura durante a película merece ser registrado. Destaque para a cena da "Tábua Ouija" usando um jornal e um copo (muito bem bolada) e para as sufocantes cenas no escuro, em primeira pessoa, onde de vez em quando aparece um dos monstros. Alguns cartazes trazem a informação de que o filme se baseia em fatos reais (abaixo). Ignorem esta informação, é marketing falso.

Interessantíssimo filme inglês, com um final intrigante, que deve agradar aos fãs de películas em primeira pessoa, assim como de quem gosta de um bom filme de terror. Recomendado.