segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Autumn


Autumn é uma adaptação de um romance (que ainda não tive a oportunidade de ler, mas já está baixado para tal) de David Moody, filmado no Canadá.
A história começa mostrando os sobreviventes de uma epidemia, onde um vírus mata as pessoas, ao que parece, por hemorragia interna. Todos se reunem em um ginásio no centro da cidade e começam a prospectar o que irão fazer em seguida. Três dos sobreviventes resolvem ir para o campo, onde ficam vivendo em uma casa isolada. Neste interím, os mortos começam a levantar. A princípio, não representam ameaça alguma, mas passado o tempo, começam a recuperar os sentidos e são atraídos pelo som e luz, tendo acessos de raiva momentâneos.

Infelizmente, o filme é muito mal dirigido. Filmado em câmeras digitais e, evidentemente, com baixo orçamento, o filme perde bastante do efeito que poderia causar. David Carradine (antes da morte) faz uma ponta como um morador que vive solitário com sua mãe morta amarrada a cama. Os efeitos de maquiagem são até bem legais, mostrando corpos putrefados andando pela cidade ou pelo campo sem destino. Porém isso é o que tem de bom no filme.
O filme é bastante confuso. Acredito que quem tenha lido o livro venha a entender melhor o plot, mas não se sabe nada do que move os zumbis a atacar os vivos. Primeiramente, eles ignoram as pessoas por completo, para depois de um tempo, atacarem sem motivo algum. Aliás, não se sabe nem se eles são canibais ou não. Em uma cewna final, onde isso seria elucidado, por motivos de orçamento, não mostra um dos personagens sendo morto. O que posso dizer é que os zumbis são carnívoros pois, em certo ponto do filme, eles atacam e devoram um cachorro. O roteiro escrito pelo próprio autor do romance em conjunto com Steven Rumbelow é bastante desconexo, deixando muitas pontas soltas. Enfim, só vale como curiosidade de quem leu o romance e gostou.