sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Forbrydelsen a.k.a. The Killing




Forbrydelsen é uma série dinamarquesa policial que envolve muita política na sua trama. Na série, somos apresentados a Sarah Lund, uma policial obstinada que deixa tudo pra trás pra tentar desvendar os crimes a que lhe são incumbidos. Esta série tem duas temporadas na Dinamarca, um remake americano chamado "The Killing", com a mesma história da primeira temporada dinamarquesa e uma terceira temporada prevista para 2012.
Na primeira temporada, somos jogados para dentro do assassinato de uma garota. A repercussão deste assassinato vai até o gabinete de um candidato a prefeitura: o carro onde a garota é achada foi alugado pelo comitê do candidato. Lund então começa as investigações e vai desvendando, além do passado obscuro do candidato, o passado da garota assassinada, cujos pais desconheciam. Além disso, vemos o confronto de interesses entre Lund e seu parceiro, assim como a questão familiar de Lund, que larga o filho e um noivo na Suécia para tentar desvendar o crime. Maquinações políticas para encobrir escândalos, o ego de Lund às vezes levando ela para o caminho errado da investigação, entre outras tantas coisas que acontecem nos 20 episódios de mais ou menos 55 minutos mantém o espectador atento e querendo saber o que irá acontecer no próximo episódio. A música no final de cada episódio, onde mostra o que mais se descobriu e o que cada envolvido no assassinato está fazendo ou mostra de novo em relação ao crime é muito boa. Ela também é mantida na segunda temporada, assim como o formato do final dos episódios.
Já na segunda temporada, Lund foi afastada da polícia por episódios ocorridos na primeira (não irei revelar por que é um SPOILER muito grande, assistam). Ela é chamada pelo chefe de polícia para atuar como consultora em crimes que estão ocorrendo na cidade. Tudo leva a crer que os crimes são perpetuados por um grupo terrorista islâmico, mas as investigações levam até o exército e uma possível morte de civis no Afeganistão causadas por um oficial, que estaria tentando cobrir seus rastros. Esta temporada é mais curta, com 10 episódios, também de mais ou menos 55 minutos, com as conhecidas reviravoltas da primeira temporada.
Eu particularmente gostei mais do final da segunda temporada que o da primeira, mas as investigações e todo o desenrolar político da história é mais bem feito na primeira temporada. Não que o da segunda tenha sido ruim, não é o caso. é que o da primeira temporada é excelente. No final de cada temporada mostra um pouco do que está acontecendo com os protagonistas das histórias, depois dos crimes resolvidos. É aí que as coisas ficam mais interessantes. Mesmo depois, dá pra se ver que as mentiras e maquinações deixam quem as faz numa boa. Na segunda temporada isso fica muito mais evidente...

SPOILER


... com o Ministro da Justiça se juntando ao "bolo" do Primeiro Ministro dinamarquês, que encobriu todo o crime do exército, ganhando uma promoção.

FIM DO SPOILER

Enfim, duas excelentes temporadas que deixaram quem gosta deste estilo de série com água na boca para a terceira temporada. Inclusive, a primeira temporada é bastante parecida com a cultuada "Twin Peaks", de David Lynch, só tirando os acontecimentos sobrenaturais que ocorrem na segunda.
Baixei e assistam. Dá pra pegar pelo "Isohunt", porém as legendas são forçadas e em inglês.