sábado, 15 de outubro de 2011

The Dead


Um engenheiro mecânico do exército dos EUA está dentro de um avião de fuga. Ele estava na África, como missionário, ajudando o povo a passar pelos sofrimentos infligidos pela Guerra Civil. Porém, em algum momento, os mortos começaram a levantar e todos tentam fugir do continente. Ameaçado, e e outros americanos estão fugindo em um avião que, por não ter tempo de abastecer, acaba caindo no litoral. O engenheiro, Murphy, consegue chegar vivo até a costa, porém é recebido por diversos mortos-vivos que tentam devorá-lo. Fugindo e indo em direção a algum outro lugar onde possa encontrar um avião para fugir da África e voltar para sua família, ele encontra um soldado africano que perdeu a mulher em um ataque dos zumbis a sua aldeia e agora está atrás de seu filho, que foi salvo por um grupo de militares e está em uma base ao norte da posição onde os dois estão. eles, então, partem numa cruzada em rumo de seus objetivos, cruzando o continente sendo sempre açoitados pelos mortos.

Excelente filme de zumbis, ambientado na África. Como nos filmes de Romero, este também faz uma crítica social forte às guerras civis que ocorrem no continente. Aliás, o filme poderia muito bem ser uma continuação de "Dawn of the Dead" ou "Day of the Dead", se não partisse para uma história diferente como se vê no final. As semelhanças são tantas entre "The Dead" e os filmes de Romero que é impossível que este não seja uma homenagem.
As maquiagens são muito bem feitas nos zumbis, alguns com destaque como o primeiro que aparece no filme, que tem uma fratura exposta no joelho e caminha mancando, entre outros que aparecem nos ataques às aldeias. Quem gosta de filmes de zumbis e não assistiu a este não sabe o que está perdendo. O filme me fez lembrar os bons tempos em que se faziam filmes de zumbis sem que eles corressem e mesmo assim, uma ameaça constante. Parabéns aos irmãos Ford por esta película e que venham mais no mesmo nível.