quarta-feira, 8 de junho de 2011

The Queen of Black Magic



Num casamento na Indonésia, de uma hora para a outra, a noiva começa a ter ilusões: seu noivo é um esqueleto, sua cama está cercada de cobras. Preocupado, o noivo chama um "xamã" indonésio que, antes de morrer, diz que os espíritos malignos estão vindo do oeste. então, o noivo lembra-se de um antigo caso dele, Murni (a garota do título do filme, interpretada por Suzanna), e a acusa de magia negra. Toda a cidade, munida de tochas, vão até a casa de Murni e, além de atear fogo na casa com sua mãe dentro, carregam Murni até um penhasco e jogam ela lá de cima. Resgatada por um feiticeiro que a "introduz" nas artes negras, Murni então vai a vingança de seu antigo namorado e dos que a tentaram matar.




A foto acima mostra um pouco da infantilidade dos efeitos do filme, de 1983, produzido pela tríplice Indonésia, Philipinas e Japão. Mas o filme não é ruim não. Tem uma história bem contada e coesa, algumas reviravoltas e, é claro, o charme de todo o filme B, diversas cenas engraçadas que irei listar abaixo.


1ª Já na entrada do filme, nos deparamos com uma espécie de Carnaval, que deve ser o casamento na Indonésia. Pois então, a maioria dos integrantes veste camisas que parecem o uniforme do Flamengo, além das máscaras dos deuses (ou demônios, eu nunca consigo distinguir um do outro). Tudo corre bem até a culminante entrada do noivo para ver a noiva que, aos olhos dela, mostra o noivo como um esqueleto, e seus "padrinhos", como dois zumbis deformados (foto acima).

2ª A suposta morte de Murni. Então, os cidadãos do vilarejo a atiram de cima de um penhasco para a morte certa. Ela quica no morro, bate em árvores e cae, certinho, nos braços do feiticeiro que irá lhe ensinar as artes negras. Devia estar morta, cheia de ossos quebrados, mas Murni apresenta apenas escoriações que já estavam em seu corpo antes de cair. Vai ter sorte assim lá na casa do caralho. Continuando, o feiticeiro lhe ensina as artes negras, a transformando na "Queen of Black Magic". Porém, os ensinamentos mais parecem os do Karate Kid: Murni da cambalhotas com um fundo de lua cheia, faz gestos com as mãos que lembram os velhos filmes chineses de artes marciais entre outras peripécias. Mas o que vale a pena é a cena onde sai fumaça da cabeça da dita cuja. Esta cena só perde para a parte da cabeça voadora em termos de ridicularidade. Murni mais parece um vulcão em erupção do que alguém tentando aprender magia negra...






3ª As mortes provocadas pela Murni são interessantes: em um, ela invoca um enxame de abelhas, outro, começa afundar em uma plantação de arroz e, quando dois de seus amigos tentam salvá-lo, veem que ele está cheio de minhocas pelo corpo. Outro, Murni, com um boneco de "Voo doo", esmaga o corpo do boneco, que se reflete em bolhas aparecendo no corpo de um dos que a jogaram do penhasco. Estas bolhas começam a explodir e o cara cai duro no chão; outro, é laçado pela echarpe de Murni e enforcado, mas nenhuma se compara a morte do noivo de Murni, que irei relatar em separado.






4ª Chegamos a morte do noivo. Ele e um grupo de pessoas do vilarejo, novamente, vão atrás de Murni munidos de tochas. Chegando ao encontro de Murni, todas as pessoas do vilarejo são repelidas por um vento que a garota produz girando sua echarpe no alto da cabeça. Só fica então seu antigo namorado, agora casado com a filha do "cabeça" do vilarejo. Murni faz com que apareça um ovo e o atira na direção de seu antigo namorado. O ovo gira em torno dele até que o atinge no rosto. Não sei o que tinha dentro do ovo, mas a substância causa tanta dor no pobre coitado, que sua pele começa a sangrar. Sofrendo, ele consegue voltar até o vilarejo, onde estão seu sogro e esposa. Não conseguindo mais suportar a dor, o noivo e ex-namorado de Murni, arranca a cabeça fora. então, o feiticeiro que "introduziu" Murni nas artes negras diz uns coisas sem sentido e a cabeça volta a vida, talvez, na cena mais ridícula do filme inteiro. Ela voa em direção ao sogro e arranca um pedaço de seu braço. iria continuar sua empreitada maluca, até que chega um estranho, que veio da cidade grande e revela somente no final do filme sua real identidade, e acalma a cabeça, juntando ela ao corpo.



O filme chega ao final, com uma luta de artes mágicas entre todos os personagens do filme. Murni chega a morder o dedão do pé para que o seu feitiço dê certo. Enfim, mais um filme divertido vindo do oriente que, com certeza, será mais apreciado se visto por uma turma, para fazer comentários engraçados sobre as cenas e ficar achando mais defeitos durante a projeção. Bom filme aos que assistirem.