sábado, 10 de setembro de 2011

Attack the Block



Uma gangue de pivetes está para cometer um assalto contra uma garota, quando são interrompidos por um objeto que cai do céu, no topo de um carro estacionado. Quando um deles entra no carro para ver se tenha algo de valor, é atacado por uma criatura estranha, que o arranha e sai em disparada, fugindo. A gangue persegue o ser e o encurrala, para depois matá-lo a pancadas. carregando o alien até um ponto de venda de maconha, no condomínio onde moram, eles pedem ao "patrão" se é possível deixar a criatura lá, pois ela pode valer algum dinheiro. É neste instante que outras criaturas começam a cair e o "bloco" onde eles moram sofre uma invasão alienígena. Os garotos, então, decidem que cabe a eles defender suas casas e saem com "armas" para enfrentar as criaturas.


Pelo currículo dos produtores do filme e de um dos atores (Shaun of the Dead e Nick Frost, respectivamente) eu esperava bem mais deste filme. O filme tem gore, tem uma história interessante, tem seus pontos de humor negro, mas não consegui me interessar por nenhum dos personagens. Eles parecem muito distantes de nossa realidade. Primeiro por que mais parecem "rappers" americanos falando com sotaque inglês (o que dificultou a tradução do cara que fez a legenda com a qual eu assisti o filme, que estava com bastante erros, devido ao excesso de gírias e palavras chulas) e segundo por que eu torcia para os caras morrerem ao invés de acabar com os aliens. Moses, que é o líder do grupo e o principal ator do filme não consegue convencer no clichê "bandido-que-vira-herói", com a vida perturbada que o levou aos crimes.
Já as criaturas, parecem ter saído de um desenho do Ben 10. Elas lembram um dos monstros no qual o garoto Ben Tennyson se transforma para acabar com os criminosos no cartoon. Acredito que ela se chama "besta", mas não tenho certeza. As criaturas são de uma cor preta que parece um breu de tão preta, com a boca e os dentes brilhando. Enfim, eu esperava bem mais, com outro rumo dado a alguns acontecimentos no filme. O filme não tem nem 1 décimo da criatividade mostrada em "Shaun of the Dead", é bastante clichê, tem seus problemas, mas é divertido de se assistir. Não é o que eu esperava, que mostrava em sites como um dos grandes filmes esperados para este ano, mas quebra o galho como divertimento. Mediano, mas que merece ser conhecido, pela participação de Nick Frost e pelos produtores, que podem ter uma luz para o próximo filme e produzir algo mais ao nível de "Shaun"...


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Grave Encounters



O filme começa nos mostrando um produtor de TV falando sobre alguns reality shows que chegam até ele. Então ficamos conhecendo este que foi um dos primeiros a explorar a vida após a morte, "Grave Encounters" (traduzido para "Encontros Fantasmagóricos"). Ele seria mais um reality show, porém algo estranho ocorreu em seu sexto episódio. A partir daí, vemos as filmagens reais do que supostamente seria o sexto episódio do reality. Conhecemos os protagonistas e o local a ser explorado: um sanatório com mais de 100 anos de existência. Na história do local, ficamos sabendo de um médico que usava seus pacientes como cobaias para experimentos com lobotomia. Descrentes (na verdade, chamaria o grupo de charlatães), eles exploram todos os "hot spots" do local com cameras com visão noturna além deles próprios saírem a busca de fantasmas com suas cameras de mão. Porém, o que eles irão encontrar não serão fantasmas amistosos que querem sair do círculo vicioso de suas mortes, será algo mais terrível.



Mais um filme no mesmo padrão de "Canibal Holocausto", que foi imortalizado com "Blair Witch Project". Um grupo de pessoas, com uma camera na mão, imagens tremidas, um suposto mistério, e uma tentativa (somente uma tentativa) de amedrontar o espectador. Eu disse somente uma expectativa por que o filme não consegue meter medo nem em uma criança de 10 anos. Ele erra simplesmente em tudo que "Blair Witch Project" e "Atividade Paranormal" acertam (mesmo eu não gostando tanto do segundo filme) no desenrolar do filme: mostram o monstro, não deixam ele somente nos ruídos e ataques sorrateiros como nos dois outros filmes, sem mostrar como ele é, deixando que a imagem horrível seja formada pela imaginação de quem está olhando. Além disso, o filme é cheio de furos. como as cameras conseguem manter a bateria com carga depois do tempo que eles ficam presos dentro do sanatório? Só pelo tempo passado nas cameras fixas nos "hot spots", eles estão dentro do hospício a mais de 48 horas. eu particularmente não conheço nenhuma bateria que dure tanto. Além disso...


SPOILER




...por que somente eles foram aprisionados dentro do hospício e não os jovens que vão lá para transar, como é mostrado em uma das entrevistas? Além disso, como fantasmas conseguem fazer com que a realidade mude? Como eles conseguiram mudar a estrutura física do prédio e transformar o que era a porta de saída em mais um anexo do hospício? E como conseguiram fazer com que o tempo parasse dentro da estrutura do prédio? No filme, fica como sendo sempre noite, mesmo que tenha se passado mais de dois dias no tempo real.


FIM DO SPOILER

Mas o filme não tem somente coisas ruins. No meu ver, tem uma cena bem feita. Não assusta ninguém, mas a montagem ficou tão legal e a cena é tão asquerosa que me chamou atenção: o protagonista principal, Lance Preston, já está sozinho dentro do hospício, seus outros amigos foram todos mortos. Ela está em um túnel que liga o prédio principal aos secundários e já a bastante tempo sem comer. Nisso ele avista um rato. Com um pedaço de metal que ele tinha conseguido antes, ele espanca o rato até a morte para depois se refestelar com as entranhas do bicho, tudo on-screen. Pra mim, foi uma cena muito bem feita, mas mesmo assim não salva o filme.

O enredo é mais do mesmo, não traz nada de novo ao que já foi visto antes, não tem praticamente nenhuma cena onde vc possa ficar com medo, enfim, uma bosta. Pra quem gosta destes filmes onde o susto acontece basicamente pela aparição inesperada de algo no campo e visão do protagonista que está segurando a camera, irá ficar bastante frustrado. Filme mediano, arrisque-se assistindo quem quiser.