sexta-feira, 4 de junho de 2010

Lost - The Final


Depois de 6 temporadas e diversos mistérios, a série Lost (que reunião uma legião de fãs assim como fez Arquivo X) chegou ao fim. Eu tomei conhecimento da série quando ela estava em seu segundo ano de existência, em 2005. Fiquei completamente fascinado pelos mistérios apresentados por J. J. Abrams e me tornei fã dele, em especial pelo sua forma peculiar de tratar sobre o tema viagens no tempo e/ou dimensões. Temos muito disso em “Lost”, também em “Fringe” (igualmente excelente, no meu ponto de vista) e no prequel/remake de “Star Trek” (pra mim o melhor remake já feito até hoje, respeitando a série original e abrindo um leque para novas possibilidades futuras usando apenas inteligência no enredo).

Mas chega de “babar o ovo” de J. J. Abrams e vamos ao que interessa neste post... Acredito que uma sinopse não é necessária. O motivo deste post é tentar esclarecer o final da série, que muita gente não entendeu. Existem algumas coisas um pouco complexas para pessoas que não tratam no dia-a-dia com cálculos de números imaginários e outras coisas teóricas, não tangíveis. Vivemos em um mundo onde o tempo é algo que tem somente uma direção: o futuro. É fácil imaginar que uma pessoa consiga ir ao passado ou adiante, para o futuro em função dos diversos filmes sobre viagens temporais já feitos. Porém o que foi proposto em “Lost” é algo um pouco diferente. No sexto ano da série, foi como se o tempo estivesse parado em um certo local. Fazendo uma analogia meio tosca; o que aconteceu é mais ou menos como o efeito “bullet effect” visto nos filmes da série “Matrix”. O tempo parado e tudo em volta dele se movendo. Dito isso, vamos as explicações:

Para agradar os fãs da série, os roteiristas utilizaram a maioria das ideias propostas pelos fóruns de discussão e juntaram tudo de uma forma bastante original. Eles mostraram que os personagens estavam mortos, que eles estavam em um purgatório, e até, se vc for bastante imaginativo, que a ilha era um inferno...

Em todas as temporadas, fomos recheados de “flashbacks” e “flashforwards” para nos familiarizarmos e aprofundarmos nas vidas de cada um dos personagens de “Lost”. Neste último episódio, a impressão que nos dá é que estamos assistindo à uma realidade alternativa, devido a explosão da bomba que tira a vida de Juliet no final da 5ª temporada, onde deveriam aparecer os “flashbacks” e “flashforwards”. Mas não é isso que acontece. Aquilo não era uma realidade alternativa, mas sim o purgatório, onde as almas dos personagens se reuniram para passar “daqui para uma melhor” todos juntos. Por quê? Não faço a menor ideia, mas elas estavam ali juntas e no final, quando vemos Jack Sheppard fechando os olhos, exatamente no oposto do que aconteceu no começo da série, quando ele abre os olhos e vai até onde os destroços do avião tinham caído na praia, eles vão ao paraíso. É neste ponto que entra a ideia sobre o tempo estar parado. No purgatório ele estava parado, todos os personagens morreram, porém cada um em um tempo “terrestre” diferente. Como é explicado por Hugo e Bem quando falam sobre o tempo que estavam, os dois, protegendo a ilha, depois que assumiram o “manto” de Jack. Eles viveram mais tempo porém, quando suas almas ascenderam, foi ao mesmo tempo, no purgatório. É complicado de entender, mas foi exatamente isso que aconteceu.

Quanto a tudo que aconteceu na ilha: tudo foi real. A Dharma Corporation. Realmente foi lá para explorar as formas eletromagnéticas da ilha. Jacob e o “Homem de Preto” realmente existiram. O avião se partiu em dois e cada pedaço foi parar em um lado da ilha e assim por diante.

Porém, mesmo com todas as explicações, muito coisa ficou sem esclarecimento:

1° Por que as mulheres não podiam ter filhos??

2° Quem eram os “Outros”??

3° Aquele navio que ficou “ancorado” dentro da ilha, que trouxe Richard era o mesmo que Jacob e o “Homem de Preto” observam quando estão sentados, olhando para o mar, no início da 5ª temporada. Se sim, como aquele aparecia em um dia claro e o momento em que Richard chega a ilha é mostrado com sendo numa noite tempestuosa?

4° O que, afinal, eram aquela sequência de números de Lost??

Existem outros questionamentos, porém o texto ficaria muito longo listando-os, todos, aqui.

O que sei é que fiquei satisfeito com o final proposto, gostei bastante da forma como as viagens no tempo foram tratadas de forma coerente e com o destino final de todos os personagens. Agora é esperar pela próxima série que irá prender nossa atenção com seus mistérios...



Nenhum comentário:

Postar um comentário