terça-feira, 16 de agosto de 2011

Super 8

Um garoto que perde a mãe muito cedo, em um acidente numa siderúrgica, tenta se relacionar com o pai linha dura, policial da cidadezinha onde moram. O pai, por sua vez, culpa um dos colegas de trabalho da mãe por sua morte, e não deixa o filho ver ele ou sua filha, que é a paixão dele. Mesmo assim, nas férias de verão, ele e um abando de amigos estão fazendo um filme de zumbis, em Super 8, para concorrer a um festival. Mudando o roteiro, o diretor do filme convida ela para participar do filme. Todos vão a uma estação de tem abandonada gravar algumas cenas. Quando estão lá, eles aproveitam a passagem de um trem pelos trilhos para dar mais realismo ao filme. É quando o garoto nota uma camionete vinda do lado contrário dos trilhos, que provoca um acidente. Logo após a batida, militares já começam a cercar a área. O pai do garoto deseja saber o que havia na carga, pedido o manifesto. Os militares não o entregam e dizem que a carga é apenas peças de avião. Porém, na cidade, eletrodomésticos, motores e coisas afim começam a desaparecer. Os cães da cidade fogem todos. Qual seria a carga que os militares estavam transportando para que tudo isso ocorresse?


Filmaço de J.J. Abrams, com produção de Spielberg e dele mesmo. Eu me senti voltando no tempo e assistindo àqueles clássicos da década de 80 em que o Spielberg produzia ou dirigia: "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", "Os Goonies", "E.T.", em especial este último. Além destes, o filme é uma grande homenagem a todos os filmes protagonizados por crianças, como "Conta Comigo" e "It", por exemplo. Vou colocar alguns SPOILERS adiante, então, quem ainda não assistiu ao filme é não quer estragar algumas surpresas, por favor, não leia...



O filme homenageia "It" pelo monstro, que é bastante parecido com o monstro final do filme, que em IT era uma "aranha gigante alienígena", e neste é um alien de 4 braços. A forma como eles caminham e onde se dá o desfecho final do filme com os dois seres é bastante parecido também. Já a homenagem a "E.T." é bem maior. Existiam antes rumores de que fariam um remake ou prequel ou sequência de "E.T.". Inclusive apareceram trailers fake desta produção. Na realidade, acredito que ao invés de fazer este absurdo, Spielberg deixou nas mãos do competente Abrams a tarefa de modernizar o conto do "E.T.". E foi o que ele fez. O tronco da ideia é a mesma. Alienígena pousa na Terra e tenta voltar para casa. Porém, J.J. Abrams acrescentou sua forma de filmar, seu jeito de mostrar o monstro (ele só aparece por inteiro no final, da mesma forma que "Tubarão" e "Cloverfield"), sua forma de contar a história, com toques de personagens de Spielberg: as crianças como protagonistas, tentando desvendar o mistério e resolvendo no final. enfim, ao invés de termos uma porcaria de remake, tivemos um filme totalmente novo, com uma história toda parecida mais única, e que não me deixou insatisfeito em nenhuma parte.


FIM SPOILER


É claro que o filme não é perfeito. Tem alguns problemas, como a sensacional batida do trem no começo do filme. O trem bate em uma caminhonete que não tem 1/50 de seu peso e começa a descarrilar de uma forma impressionante, incondizente com o objeto em que bateu. E a caminhonete no final, fica ainda com um pedaço inteiro, onde está o professor de ciências dos garotos, que ainda está vivo. Outra coisa, não pensem que por que Spielberg está na produção que o filme não tem violência. O alienígena está na Terra a algum tempo, e sente fome. Adivinhe do que ele se alimenta? Sim, de humanos. E há uma cena no filme onde mostra ele com uma perna na mãe para depois devorá-la. O sangue é contido no filme, mas aparece de vez em quando. Detalhe para o filme em super 8, feito pelos garotos, que é mostrado na íntegra nos créditos do filme. Só ele, já vale o ingresso. Chama-se "O Caso" e homenageia os filme de Romero. A indústria química que produz os zumbis tem o nome de "Romero Chemicals".
Enfim, filme para ser visto no cinema e um novo clássico. Espero que a dupla, assim como fizeram George Lucas e Steven Spielberg no passado, nos tragam mais diversos filmes divertidos como este.


4 comentários:

  1. Gostaria que fizesse um post sobre os filmes do S.King.

    ResponderExcluir
  2. Prezado,

    Se tiver algum em especial.
    Vi todos a muito tempo, mas estou pensando emr ever o " A Metade Negra"...

    ResponderExcluir
  3. "Eu me senti voltando no tempo e assistindo àqueles clássicos da década de 80"

    Esta foi exatamente a mesma sensação que experimentei ao assistir Super 8, como o cinema hoje em dia padece da ausência de criatividade, o que é confirmado pela quantidade incessante de remakes e continuações de antigas franquias, Super 8 surge como uma grata surpresa.

    Um post sobre A Metade Negra seria excelente, vi esse filme a muito tempo e me lembro de ter gostado muito dele na época, hoje já não tenho muita certeza ja que com o passar do tempo o nosso gosto vai ficando mais aprimorado e sempre da medo rever coisas antigas da quais gostamos e acabar com magia.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Marcello,

    Realmente, o filme é uma grande homenagem a uma época saudosa do cinema. Não é a toa que JJ Abrahms é um dos melhores diretores (ainda mais em se tratando de ficção científica) e de que Spielberg ainda consegue acertar a mão com seus personagens mirins.

    Estarei assistindo e colocando alguns comentários sobre "A Metade Negra". Li o livro a pouco tempo (um dos únicos que não tinha lido ainda) e vou tentar traçar um paralelo entre os dois. Uma junção de King e Romero (mesmo Romero não estando em sua plenitude) é sempre bom rever

    ResponderExcluir