quarta-feira, 20 de julho de 2011

Atrocious



Christian e July são dois jovens que se dizem caçadores de lendas urbanas. Motivados pelas férias da família na região de Garraf, Christian vasculha qual lenda urbana eles podem filmar. Descobre que existe uma lenda sobre uma garota que se perdeu em um bosque e que ajuda os que se perdem no mesmo bosque a encontrar o caminho de volta. Chegando em Sitges, onde a família tem o sítio, eles começam a filmar tudo o que se passa durante a investigação a respeito da lenda urbana. Um dos amigos de seus pais, Carlos, chega no sítio e conta uma versão diferente da mesma lenda urbana. Diz que se der as costas para a garota do bosque, chamada Melinda, alguma coisa ruim pode acontecer. Ainda explica que ela deve ter morrido no bosque, dentro de um poço ou coisa parecida. Eles são ainda mais tentados ao mistério quando perguntam a seus pais se podem passear por um labirinto verde, nos fundos do sítio e apenas são proibidos, com tom de certo medo pelo pai, dizendo que eles não podem ir para àquela parte da fazenda. Porém, depois que o pai parte para negócios na cidade e o cachorro família é encontrado morto pelos irmãos em um poço no labirinto, as coisas começam a se complicar. De repente, no meio da noite, a mão deles entra no quarto gritando pelo irmão menor, José e corre em direção ao labirinto. Os dois irmãos maiores correm atrás da mãe e a tensão começa.



Muito boa produção México-Espanha num mockumentário ao estilo "Blair Witch Project" e "REC". Tudo é explicado no final do filme, pelas gravações feitas pelos dois irmãos e este é o maior defeito do filme.


SPOILER médio


...como que o pai viaja e deixa a família sozinha sabendo do ocorrido?? Não faz sentido ele deixar os filhos correrem este risco, ainda mais sabendo de tudo que pode acontecer, como é mostrado durante as filmagens no final do filme!??


FIM DO SPOILER


Mesmo com este pequeno problema, o filme é bastante tenso (não sei se por que assisti ele às 2:00 a.m., sozinho no quarto) e bem elaborado. Com um plot bem simples como o da "Bruxa de Blair", mostrando bem pouco mas solucionando os ocorridos no final do filme, diferente do primeiro que deixa o espectador tirar suas próprias conclusões, o filme é eficiente ao que se propõe. As cenas no labirinto verde são claustrofóbicas, principalmente as filmagens noturnas, onde você não consegue enxergar nada, apenas a mata densa ao redor, sempre esperando que algo aconteça na próxima curva.
Àqueles que gostam deste estilo de filme vão achar "Atrocious" bastante interessante; aliás, México e Espanha ultimamente tem nos presenteado com excelentes filmes de horror.




26 comentários:

  1. me explica esse finaaal cara ! haha
    quem é aquela mulher ?
    tendi nadaaaaa

    ResponderExcluir
  2. Prezado Anônimo,

    Aquele mulher no final é, nada mais nada menos que...

    SPOILER


    ...a mãe daquela família.
    Pelas explicações do filme, ela teve um colapso depois de um parto e achava que era uma outra pessoa, sendo tratada em uma clínica psiquiátrica. Isso pode ser comprovado pelos vídeos que os garotos acham no final do filme, no porão da casa.

    Sds.

    Marallo

    ResponderExcluir
  3. valeu cara! haha
    era o que eu achava que eu tinha entendido.
    foda assistir filme dublado, não consegui escutar muito bem o vídeo que o cara tava assistindo no porão.
    por isso fiquei com essa dúvida !
    valeu mesmo!

    e muito bom seu blog!
    peguei várias dicas aqui!

    abraço.
    Felipe.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Felipe,

    Venha ssempre aqui. Sempre coloco comentários sobre o que estou assistindo no momento. Se precisar de dicas de onde fazer os downloads e estas coisas, é só perguntar que posto por aqui também.

    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  5. Mas então se foi a mãe deles que os matou ..porque é que ela foi procurar o mais pequeno no labirinto ... e porque é que o pai não os deixava ir para la afinal o labirinto não tinha nada ....

    ResponderExcluir
  6. Prezado Anônimo,

    O que acontecia é que ela tinha uma espécie de depressão pós-parto acentuada, que fazia com que ela tivesse crises psicóticas, como é mostrado no final do filme. Não mostra, mas é possível imaginar que as crises acontecem de uma hora pra outra. O que pode ter acontecido é que devido ao stress de ter o filho menor perdido no labirinto, ela tenha pirado de vez e voltado a ter as crises, o que ocasionou ela matar a família inteira.

    Quanto ao pai não deixar as crianças irem ao labirinto, tem alguma coisa a ver com a mãe deles. Em certa parte do filme ele cita que a mãe deles conhece aquele labirinto com a palma da mão. Pode ser que algo tenha acontecido lá. Não é revelado isso no filme. Se você der uma lida no que eu coloquei como spoiler no comentário que fiz sobre o filme, irá ver que eu achei um grande furo o pai ter viajado sabendo do passado da mãe. Pode ser mais um grande furo esta questão que vc está levantando...

    ResponderExcluir
  7. então eu estarei enganado, ou o corpo que estava da lareira era do filho mas pequeno ... sendo entao que ele teria sido morto antes de eles o irem procurar no labirinto ... entao quer dizer que a mae deles teria de o ter morto antes de ir avisar que ele estava desaparecido ..logo ele não teve outra crise devido ao desaparecimento dele pois ele nunca esteve desaparecido ...estou enganado?

    ResponderExcluir
  8. Prezado amigo,

    Vou tentar explicar o que eu entendi: o garoto vai para o labirinto. A mãe descobre que ele não esta mais em casa e vai avisar os irmãos do desaparecimento dele. Sai correndo desesperada para o labirinto e lá dentro, tem um surto. Mata o garoto depois deste surto e, quando os irmãos entram para pro jatar a mãe, vão sendo mortos um a um, ate o final no porão da casa.

    ResponderExcluir
  9. tudo bem sendo assim digo desde já que o filme esta mt ruim em termos de organizaçao e de explicação ...pois no meu entender depois de ela ter o surto dentro do labirinto , ela não teve tempo de ir para casa mete-lo na lareira acender queima-lo fechar tudo e desaparecer ate os outros dois filhos chegarem em casa...a e mais ela nesse tempo todo antes de eles chegarem a casa teve de prender a filha la naqula cupula ......por isso ela nao teria tempo de fazer todas estas coisa logo para mim nao faz sentindo algum

    ResponderExcluir
  10. Prezado Amigo,

    Lembre-se que além dos filhos, ainda existe o amigo da família que também é morto.
    Eu não lembro de ter visto alguém queimado dentro da lareiraq quando o irmão volta para casa. Isso não aconteceu só quando a polícia chegou?
    E sim, o filme tem muitos problemas de continuação, às vezes o tempo é pouco para tudo aquilo que ela faz... Mas é um filme, não estraga muito o resultado final dele.

    ResponderExcluir
  11. sim eu percebo...mas a policia quando chegou o corpo quimado ja estava no chao , porque quem o descobriu foi a irma quando eles chegaram a casa um pouco antes de a luz apagar

    ResponderExcluir
  12. Então é mais um erro que eu deixei passar despercebido. Porém, o que mais me intriga no filme é como o pai deixaria as crianças sozinhas junto com uma mãe perturbada, justamente onde ela teve seus episódios de psicose?!!?

    ResponderExcluir
  13. porque secalhar ele pensou que a mulher tivesse melhor ..... e teve mesmo que ser assim porque caso contrario secalhar se ele nao saisse ela nao tinha aque surto e entao o filme nao metia piada.... ou entao ela tbm se livrou dele ate porque ele nao se despediu dos filhos mas acho pouco provavel essa minha epotese porque ele nao foi encontrado morto

    ResponderExcluir
  14. Sim, se ele não saisse não teria o filme, concordo. Quanto a ela ter se livrado dele, isso não ocorreu. ele recebe um telefonema do emprego e é chamado para voltar para a capital.

    ResponderExcluir
  15. sim claro foi so um seposição minha ! Mas no filme não mostra ele a receber a chamada, pelo menos podiam ter posto isso no filme era menos desconfiante !

    ResponderExcluir
  16. Prezado Amigo,

    Ele recebe uma chamada no filme. Isso mostra perto da metade do filme, é quando ele avisa a mulher de que tem que ir a capital por causa do emprego.

    ResponderExcluir
  17. Acerio! Então peço desculpa essa parte passou-me completamente..

    ResponderExcluir
  18. Perguntas: É realmente baseado em fatos reais??
    - Ela tambem morreu ou os 4 corpos encontrados pela policia incluem o marido, que pode ter sido morto por ela anteriormente...

    Se é real, algum site com mais informações??

    ResponderExcluir
  19. Prezado Jarbas,
    Vou numerar as respostas:
    1º Não, não é baseado em fatos reais. Aquilo é tudo da imaginação do roteirista, como o foi "A Bruxa de Blair".
    2º Pelo que entendi, ela não foi encontrada. O 4º corpo pertencia ao amigo da família. Aquele que no começo do filme conta a outra versão da lenda da garota do labirinto. O marido continuava trabalhando no final do filme...

    ResponderExcluir
  20. O titulo BR do filme contradiz: " O estranho assasinato de uma familia ". Na real, só morreu os três irmãos e um cara que era só amigo da familia. A mãe e o pai ficaram vivos. '-'
    O que entendi foi que a mãe matou os filhos com um surto psicótico, mas o que intriga é que ela tava doidona desde que chegaram lá. Mato o cão, o garoto foi atras do cão, ela matou o garoto na lareira, chamo os filhos ( digamos que ela tenha voltado ao normal, já que era um surto ela nao tenha lembrado do que fez ), foram pro labirinto, amarro a guria na cupula, volto pra casa, espero as crianças chegarem e matou os dois.
    Acredito que ela tenha voltado ao "quase-normal" por isso que foi ao porão e pos o video pro filho ver.
    Bom, foi isso que me pareceu ser a ordem dos assassinatos.

    post by Mari

    ResponderExcluir
  21. Provavelmente foi esta a ordem. Mas acredito que vc perdeu o por que dela ter tido o surto. Foi naquele mesmo labirinto onde ela teve o surto a primeira vez. E ainda está o grande furo do filme: como o pai vai deixar os filhos sozinhos com a mãe que teve problemas??

    ResponderExcluir
  22. Essa história de que o filme é baseado em fatos reais também não acreditei, não se tem notícias sobre o fato.
    E eu achei o filme muito bom, eu acho que ela já tinha isso em mente, a mulher era quieta e bizarra desdee o começo do filme. Ela tinha dupla personalidade obviamente.. matou o cachorro, o menininho, depois a filha e o filho.. no momento não estou lembrando da morte do amigo, pra mim ele tinha chegado na casa e encontrado geral morto, não foi isso não?? vou ver de novo esse filme.. rs

    ResponderExcluir
  23. Prezado Amigo,

    Se vc notar, ao final do filme, é dito que são encontrados quatro corpos. Como o marido não estava mais na casa e tinha viajado, a única pessoa que aparece e pode ter morrido é o amigo do casal que alerta sobre a história da garota...

    ResponderExcluir
  24. marallo me responde uma coisa.. pq diz ki o filme eh baseado em fatos reais??
    eu entendo perfeitamente o filme soh nao axeii mta coisa sobre o caso...

    ResponderExcluir
  25. Prezado Evil Doll,

    Pelo mesmo motivo que "A Bruxa de Blair" e "Cannibal Holocausto" (em suas épocas de estréia) o foram: para que o público ficasse mais chocado com o que assistisse e realmente acreditasse no que estava vendo como se fosse real.
    Isso (em certas pessoas, desinformadas a respeito de "mockumentários") causa mais medo, exatamente o que o diretor, produtor e roteirista do filme desejam quando lançam um novo filme.
    E mesmo os filmes que hoje em dia dizem que são baseados em fatos reais (e realmente são) são apenas "baseados", mudando bastante coisa do que realmente aconteceu, para que o filme fique mais "interessante" para o grande público.
    Terminando, "Atrocious" não é baseado em fatos reais, apenas diz que é para causar mais impacto no telespectador.

    ResponderExcluir
  26. bah amor ki foda! eu adoro filmes baseados em fatos reais, + depois d saber ki eh uma farsa' este filme me raxo a cara =x
    bjinhux

    ResponderExcluir