sábado, 23 de julho de 2011

In the Folds of the Flesh a.k.a. Nelle Pieghe Della Carne



Quando, em sua tentativa de fuga, um prisioneiro adentra uma mansão na Suíça, ele não imagina o que irá presenciar: uma mulher enterrando um cadáver no quintal. Treze anos depois, movido pela ganância, este mesmo prisioneiro, agora liberto, volta a mansão para chantagear os moradores em U$ 200,000 em troca de seu silêncio. A governanta, junto com seu filho e a dona da mansão, filha do suposto cadáver enterrado, passam algumas horas de tensão com o bandido. O que ele não sabe é que por trás destas pessoas indefesas se esconde uma mente traiçoeira, capaz de qualquer coisa para chegar onde deseja e ter o que almeja.




Uma espécie de Giallo, mas que não segue bem as características do gênero que marcou o cinema italiano na década de 70. O filme tem diversas cenas interessantes: decapitações, incesto, um banho de cianureto, nazistas, mas o que mais marca é a quantidade de reviravoltas que o filme proporciona do meio para o final. São mais de 10 mudanças no eixo da história, revelando o passado e mostrando realmente o que aconteceu na noite fatídica quando o prisioneiro assiste a governanta enterrar um cadáver. E por esta sequência de reviravoltas é que o filme merece ser conhecido. Mesmo sendo elas, às vezes, um pouco absurdas. Porém, elas se tornam interessantes quando se tenta descobrir, após a terceira ou quarta mudança, o que irá acontecer depois.
Além disso, o filme nos brinda com bizarrices que só o cinema italiano pode nos proporcionar. A família da casa tem dois abutres engaiolados em seu quintal, que passam o filme inteiro "gritando" e só estão ali para enfeite, pois não têm objetivo algum durante a história inteira. Para se livrar dos cadáveres que se empilham na mansão, a governanta e seu filho dissolvem os restos dos infortunados numa tina cheia de ácido.
Numa das cenas mais marcantes do filme, vemos o passado da governanta. Judia presa por nazistas, ela vê sua mãe e irmãs (é o que se consegue entender) sendo mortas em uma câmara de gás. Todas as mulheres judias aparecem nuas em uma fotografia preto e branca sensacional.
Porém, o filme não é perfeito; possui diversas falhas. Para citar elas, terei que colocar alguns SPOILERS, portanto, quem ainda não assistiu e deseja apreciar propriamente as reviravoltas do filme, não leia as linhas abaixo...


1ª Como uma cabeça decapitada, envolta em plástico e enterrada num vaso de flores, pode ficar intacta depois de treze anos? Pois o Sr. Sergio Bergonzelli, diretor do filme, acredita que isso é plausível e nos apresenta essa cena numa das reviravoltas finais do filme. Quando vi o desfecho da cena, fiquei de queixo caído. O que será que aquela terra tinha para conservar tão bem uma cabeça de cadáver??

2ª Como que uma mãe deixa o próprio filho transar com a filha, mesmo por dinheiro?? Por a governanta do filme, a Sra. Lucile, para ficar com a mansão para ela, faz com que sua filha pense que é a filha do dono da mansão, transe com o filho, e ainda se torna uma psicopata, matando qualquer homem que tente se aproximar dela. e por causa disso, vem uma terceira falha...

3ª ...como que advogados de espólio, visto que a princípio o pai da garota estava morto, deixar que a governanta troque as pessoas. Será que na Suíça não existem fotos nem documentos para comprovar quem é quem? E olhe que a filha da governanta nem de perto é parecida com a filha do falecido dono da mansão.

4ª Na Suíça, exumação de túmulos é uma coisa que se faz do dia para a noite. É só chegar ao cemitério e solicitar que gostaria de dar uma olhada na ossada de sua filha morta que os zeladores prontamente estarão abrindo o túmulo, violando o caixão, e deixando a mostra os restos mortais de seus entes queridos. Graças a Deus que não moro por lá. HEHEHEHE

5ª Duas garotas, traumatizadas por uma morte por decapitação na adolescência, uma ficou louca e estava internada em um hospício, a outra se tornou uma psicopata que mata a qualquer homem que não seja seu irmão (mas isso só é revelado no final do filme) que tente transar com ela, depois de uma breve explicação do que realmente aconteceu, e de que nenhuma delas tinha realmente matado o homem na noite fatídica, retornam a lucidez e podem conviver novamente com a sociedade? é claro que uma delas foi levada presa, mas a outra, depois de passar treze anos tentando se curar em um hospício e não tendo melhoras, em dez minutos está pronta novamente para a sociedade? Os roteiristas deste "giallo" acham que sim e é isso que acontece no final do filme.

FIM DOS SPOILERS

A maquiagem e os efeitos são precários, mas a ideia central do filme é bastante interessante e mesmo com todos os defeitos que citei acima, o filme merece ser conhecido. Para quem gosta de filmes italianos, com a peculiar narrativa da época, não vai se arrepender de conhecer este "flick".




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