segunda-feira, 24 de maio de 2010

Don't Panic a.k.a. A Maldição de Ouija


Grupo de jovens, no aniversário de 17 anos de um deles, resolvem comemorar a data brincando com uma tábua Ouija. Na hora, o jogo não resulta em nada. Porém, após todos saírem da casa e o último derramar vodka em cima da tábua, o demônio aparece e encarna em um dos amigos.

Produção México-americana de 87 (pelo menos era o que dizia no final dos créditos). Para os saudosistas que viram a emissora do Sr. Sílvio Santos surgir, este era um dos filmes cuja emissora passava propaganda, junto com "Tuff Turf" entre outros para que os telespectadores fossem as locadoras de VHS alugar. Aliás, na época nunca consegui assistir. Só fui conseguir assistir hoje a noite, após baixar da web. O filme é simplesmente ridículo. Mas é daqueles que, de tão ridículo se torna engraçado. Bom, começo descrevendo então os personagens principais, Alex e Michael, dois adolescentes começando a descobrir o amor. Ele, um alemãozinho de cabelo encaracolado com mullet que passa 2/3 do filme trajando os pijamas mais ridículos que já vi (de dinossauro e ainda "pega pinto". Não sei se "pega pinto" é gíria em outros Estados, mas significa que o pijama é mais curto, deixando os pulsos e tornozelos a mostra). Alex é uma garota rica e com um detalhe muito peculiar: é MONOcelha, ou seja, tem a sombrancelha direita e a esquerda unidas, com pelos acima do nariz (imagino como são os pelos em outras partes do corpo).

Outro detalhe muito particular no contexto do filme é a origem de tudo. No começo, durante a sessão com a tábua Ouija, os dois amigos Michael e Tony (que é possuído) descutem a respeito da brincadeira. Eles falam algo sobre um tal de Virgil e que não iriam fazer aquilo de novo. Inclusive a mãe dele diz que ia ter uma conversa muito séria com ele por estar novamente usando a tábua. pois bem, é este espírito, Virgil, que se apossa do corpo de Tony e sai matando todos os presentes na sessão Ouija. Mas, até o final do filme, não sabemos que é este tal de Virgil e o que ele tem a ver com Michael e Tony. Simplesmente o filme deixa no ar a pergunta e não responde, achando que quem está assistindo só pode ser idiota e não notar que isto não aconteceu.

Outro detalhe que não pode fugir aos olhos de quem (corajoso) for assistir ao filme é que, enquanto Virgil possuindo o corpo de Tony sai para matar suas vítimas, Michael fica com os olhos vermelhos e consegue assistir, pelos olhos do corpo de Tony, tudo que está acontecendo. Nestes momentos ele fica cego: bate em paredes, dá de cara com um posto, quase cai de escadas entre outras coisas. Porém consegue andar em sua Caloi Cross com toda a destreza do mundo, sem se preocupar com os objetos ou carros que podem aparecer na sua frente. Outro detalhe da caloi Cross é que ela serve como "meio de transporte" para ele passear em seu primeiro encontro com Alex (uma das cenas mais ridículas do filme). Esta cena só não ganha do final piegas (e péssimo) e da frase do amigo Tony sobre uma rosa mágica para simbolizar o amor entre os dois, Michael e Alex. O filme é uma sucessão de furos, como uma cena onde Michael é suspenso e, acredito eu, sem querer, seu corpo vira, revelando os cabos que o estão puxando pra cima, mas de forma o mais descarada possível.

Bom, chega de "estragar" as surpresas deste slasher. Quem quiser dar risadas (principalmente com o pijaminha, citado inclusive no IMDB), assista esta pérola. É extremamente ruim, mas muito, muito engraçado.
Nota: 5,0 (pelo saudosismo, bons tempos de TVS e pelas cenas ridículas, que são de rachar de rir).

Nenhum comentário:

Postar um comentário